Cuidado: Ransomware Scarab é disparado para mais de 12 milhões de emails

Necurs, que é a maior botnet do mundo, está disparando uma nova versão do ransomware Scarab via email. Até o momento, mais de 12,5 milhões de contas já foram atingidas — o número pode aumentar. Segundo a F-Secure, a Necrus já foi responsável pelas maiores campanhas de malware enviadas como spam no mundo.

O RansomWare Scarab é novo, sendo identificado pela primeira vez em junho deste ano. Ele segue de maneira similar ao WannaCry, por exemplo, ao encriptar os arquivos. Porém, os cibercriminosos não exigem US$ 300 em bitcoins para a liberação do computador. Pelo contrário, o Scarab apenas diz o seguinte quando infecta a máquina: “O preço depende de quão rápido você quer resolver a situação”.

Para ludibriar as vítimas, a Necurs envia o Scarab fazendo referências ao seriado Game of Thrones, utilizando palavras como “Jon Snow” e “Samwell” no email. A maioria dos disparos foram voltados para o Reino Unido, Austrália, França e Alemanha; contudo, a Necrus atinge outros países, então é bom sempre ficar esperto ao clicar em links de desconhecidos — principalmente no download de arquivos via e-mail.

 

“Ao empregar os serviços de botnets maiores, como Necurs, os atacantes de ransomwares menores, como os atores por trás do Scarab, podem executar uma campanha maciça com alcance global. Continua a ser uma questão se esta é uma campanha temporária ou se veremos o Scarab aumentar em proeminência através de campanhas impulsionadas por Necurs”, disse a F-Secure.

Fonte TechMundo.